A física como ciência debruça-se sobre o estudo dos fenómenos que ocorrem na natureza. Um dos ramos mais aprofundado pelos alunos do ensino secundário está relacionado com o movimento dos corpos, que podem ser caraterizados como sistemas dinâmicos. Os alunos de física, utilizando as tecnologias atualmente disponíveis, realizaram vários projetos em que mostram de forma virtual alguns desses fenómenos naturais.

Os ficheiros disponibilizados podem ser visualizados, nos sistemas operativos: windows; linux e apple-mac, depois de instalar as librarias seguintes: Python 3.2 e VPython.

Efeito fotoelétrico

O efeito fotoelétrico foi descoberto por Albert Einstein em 1905, a importância desta descoberta foi reconhecida mundialmente, com a atribuição do prémio Nobel em 1921. A interação entre a radiação e a matéria é recriada nesta simulação. Para tal, o utilizador pode escolher alguns parâmetros e verificar os princípios físicos subjacentes ao efeito fotoelétrico.
Luís Santos e Diogo Costa

Pêndulo

O pêndulo de Newton é um dispositivo que permite, de uma forma elegante, demonstrar a conservação do momento linear e da energia. Se este dispositivo fosse colocado num local sem ar, poderíamos afirmar que se tratava da primeira máquina de movimento perpétuo. Nesta simulação tenta-se recriar este dispositivo. Para tal, o utilizador pode escolher alguns parâmetros e verificar os princípios físicos subjacentes.
Diogo Alexandre Roque Anjo Vieira

Fluido

Queda de um objeto num fluido, desprezando a tensão superficial no impacto do objeto com o fluido e recorrendo apenas ao princípio de Arquimedes. A simulação pretende verificar quais as condições em que o objeto pode sair novamente do fluido, ficar em repouso à superfície ou mergulhar até um fundo do recipiente. Para tal, o utilizador pode escolher diferentes parâmetros que permitem controlar a dinâmica do movimento do objeto.
Mahomed Naim Abdul Kadir Gani

Lei das áreas

Johannes Kepler foi um matemático e físico alemão que estudou o movimento planetário dos corpos celestes. As suas três leis do movimento planetário desafiavam a astronomia e a física de Aristóteles e Ptolomeu. Nesta simulação tenta-se recriar a segunda lei de Kepler, lei das áreas. Esta lei determina que os planetas se movem com velocidade de translação diferente, dependendo da distância ao Sol. Para tal, o utilizador pode escolher diferentes excentricidades para a órbita e verificar a lei.
Sofia Alexandra Cruz Abrunhosa

Caçador

Um caçador com uma fisga vai caçar macacos numa floresta, ao fim de algum tempo encontra um pendurado numa árvore. Quando o caçador dispara uma pedra com a fisga o macaco deixa-se cair. Para onde deve apontar o caçador se pretender atingir o macaco?  Esta simulação tenta recriar o efeito da gravidade sobre o movimento de um projétil e a interceção de dois movimentos.
Daniel Brito Teixeira

Projétil

O lançamento oblíquo de objetos foi uma das áreas da física mais bem estudadas por Galileu Galilei, concluindo que este é a sobreposição de dois movimentos independentes. Quando existe ressalto dos objetos podemos comparar o comportamento de diferentes materiais com a sua dissipação de energia. Esta simulação tenta recriar esta situação. Para tal, o utilizador pode escolher alguns parâmetros e comparar os diferentes materiais.
Iúri Miguel Carolino Martinho

Atwood

A máquina de Atwwod inventada por George Atwood em 1784, foi a base dos primeiros elevadores de contrapeso(funicular), este princípio ainda hoje é utilizado por exemplo nas janelas das hotes do laboratório. Em determinadas condições, esta máquina, também pode ser utilizada para medir a viscosidade de um fluido. Na simulação o utilizador pode escolher vários parâmetros que permitem demonstrar estes dois tipos de utilização da máquina de Atwood.
Diogo Pedro Barreira Lopes

Cinescópio

A televisão tornou-se um dos objetos mais estudados depois da sua criação. O fascínio pelas imagens em movimento é evidente. Mas, como se formam as imagens? O cinescópio ou tubo de raios catódicos é o responsável por este fenómeno. Esta simulação tenta recriar essa situação. Para tal, o utilizador pode escolher vários parâmetros que permitem visualizar o movimento das cargas elétricas no interior do cinescópio.
Mateus Valadas Preto Bravo Cordeiro

Três corpos

O problema do movimento de três corpos em física e astronomia, foi estudado por Leonhard Euler, é um movimento de uma massa de teste que se move livremente por ação de dois campos gravitacionais. Nesta simulação tenta-se recriar esse comportamento no sistema Sol, Terra e Lua. Para tal, o utilizador pode escolher diferentes pontos de observação e adicionar o movimento de um cometa.
Sofia Alexandra Cruz Abrunhosa

Molas helicoidais

Uma mola helicoidal é um objeto físico flexível que permite armazenar energia potencial elástica e tem diversas utilizações. Robert Hooke foi um físico experimental que estudou o comportamento das molas para construir um relógio de pêndulo imune as perturbações marítimas. Esta simulação tenta recriar o comportamento das molas helicoidais. Para tal, o utilizador pode escolher diferentes tipos de movimento.
Shams Karim Valibhai

Looping

O fascínio da montanha russa manifesta o seu esplendor máximo quando as pessoas se encontram numa posição invertida em relação ao seu movimento diário. Isto acontece quando percorrem o looping e se encontram no ponto mais afastado do solo. Esta simulação tenta recriar esta situação. Para tal, o utilizador pode escolher vários parâmetros que permitem definir várias alternativas para o movimento.
Francisco Chamiça Pereira