Android e Ciência

A divulgação da ciência parece que não tem limites. Muitos dos telemóveis existentes no mercado já funcionam com o sistema Android. Mais recentemente, outros equipamentos portáteis, os tablets, também estão equipados com este sistema operativo. O sistema operativo Android foi desenvolvido de forma gratuita e tem como base de funcionamento pequenos aplicativos que podem ser instalados pelos utilizadores.

 

Existem aplicativos pagos e gratuitos, é sobre os gratuitos que foi elaborada uma pesquisa para encontrar aqueles que têm alguma qualidade pedagógica e estão relacionados com a ciência. Neste blog serão, sucessivamente, apresentados vários aplicativos que se enquadram nesta perspetiva.

Mas iniciamos esta lista como uma ferramenta essencial para qualquer área do conhecimento o dicionário da língua portuguesa.

Dicionário Língua Portuguesa - No contexto atual de mudança ortográfica, o dicionário mobile da LÍNGUA PORTUGUESA da Porto Editora assume-se como uma aplicação indispensável no dia a dia.
Ler mais...

 

Diciopédia - A versão mobile da enciclopédia multimédia de maior sucesso em Portugal está agora disponível no Android Market. Depois de mais de uma década de sucesso, a DICIOPÉDIA chegou aos dispositivos Android.
Ler mais...

2013.01.31

Earth-Now - É uma aplicação desenvolvida pela NASA para o sistema operativo Android, que permite visualizar vários parâmetros relativos ao planeta Terra em tempo real.
Ler mais...

GammaPix - Esta aplicação que permite detetar a radiação ionizante no local onde se encontra o dispositivo móvel, telefone ou tablet.
Ler mais...

Bubble - É uma aplicação para o sistema operativo Android que permite verificar o nível horizontal e vertical do posicionamento do equipamento.
Ler mais...

iMathematics - É uma aplicação muito completa sobre a área da matemática para o sistema operativo Android. Contém mais de 120 tópicos e aproximadamente 700 equações.
Ler mais...

2013.01.22

EveryCircuit - É uma aplicação desenvolvida para o sistema operativo Android, que permite a construção e simulação de pequenos circuito digitais.
Ler mais...

ElectroDroid - é uma aplicação muito completa sobre a área da eletrónica para o sistema operativo Android.
Ler mais...

Science - Macrocosm 3D - é uma aplicação que permite explorar os objetos tridimensionais do Universo, planetas, galáxias, satélites, etc.
Ler mais...

2013.01.20

Microcosm - Este aplicativo permite realizar uma viagem através do microcosmo científico.
Ler mais...

Atomdroid - Com este aplicativo podemos visualizar a estrutura atómica de milhares de moléculas.
Ler mais...

2013.01.18

Sky Map - Este aplicativo converte o Android num janela para o céu noturno.
Ler mais...

GPS Simple - Descobre a localização do Android, em latitude e longitude, em qualquer instante.
Ler mais...

Compass - Estás desorientado encontra o norte com este aplicativo.
Ler mais...

Phases of the Moon - Observa a Lua em tempo real e vê as próximas fases da Lua.
Ler mais...

Periodic Table - A Tabela Periódica dos elementos químicos. Cada elemento apresenta 30 informações diferentes.
Ler mais...

Se o visitante já usa outro aplicativo Android, relacionado com a ciência, que não se encontra nesta lista e deseja partilha-lo com a nossa comunidade escolar. Pode enviar o seu endereço para o webmaster@esramada.pt, que fará a sua análise e publicação.