Bem-vindos!...

Alcançar o céu...

Alcançar o céu... foi um projecto desenvolvido no âmbito do concurso Ciência Viva. O objectivo principal do projecto foi divulgar o conhecimento do universo, que nos rodeia, através de observações nocturnas utilizando telescópios. Após a conclusão do projecto, as suas actividades não terminaram. Ano após ano o número de participantes tem vindo a aumentar nas sessões de observação nocturna.

[+]

Clube dos Amigos da Ciência

O grupo de estágio do Departamento de Ciências Físico-Químicas organizou algumas actividades experimentais para realizar ao longo do ano lectivo. Estas actividades estão inseridas no âmbito do Clube dos Amigos da Ciência. Visite o site do Clube dos Amigos da Ciência para conhecer as suas actividades. Aos alunos da escola, aprende e experimenta divertindo-te.

[+]

Ensino Básico

Os alunos que ingressam no terceiro ciclo do ensino básico iniciam a disciplina de Física e Química. Nestas disciplina, os alunos poderão conhecer melhor o meio que os rodeia. Desde a localização do planeta Terra no Universo e a sua posição no sistema solar. A compreensão de fenómenos relacionados com os movimentos da Terra e sua influência na vida do planeta. Adquiram conhecimentos relacionados com os elementos constituintes da Terra e os fenómenos que nela ocorrem. Terminando com a gestão sustentável dos recursos naturais.

[+]

Ensino Secundário

No ensino secundário os alunos que optam por uma área tecnológica ou científica podem vir a frequentar disciplinas de ciências na área da química ou da física. Abrangendo elas conceitos diferentes mas interligados entre si no mundo que nos rodeia, quer a partir da explicação das transformações físicas ou químicas que nele ocorrem. Nesta etapa os alunos desenvolvem os conceitos já estudados. No fim do ciclo, a área das ciências físicas e químicas, separam-se para serem opção de estudo: Física ou Química. O cientista investiga, descobre, desenvolve e inova.

[+]

Cientistas

A ciência evolui ao sabor dos pensamentos e dos pensadores. Entre muitas personalidades destacamos algumas que pela sua presenverança e capacidade criativa deixaram a sua marca na ciência. Neste espaço será possível encontrar alguns dos cientista que, com o seu trabalho, deram um contributo extraordinário para o desenvolvimento do conhecimento científico.

[+]

Universidades

Com o aproximar do final do ano lectivo muitos dos nossos alunos enfrentam o terrível dilema de escolher o seu futuro académico. No sentido de facilitar a sua escolha, e sem pretender interferir nas suas decisões pessoais, o departamento disponibiliza nesta área, uma lista de universidades/cursos na área da química e física.

[+]

Actividades

Nesta área, os visitante da página do Departamento de Ciências Físico-Químicas, podem encontrar a divulgação das actividades que são desenvolvidas na escola. Palestras, conferências, colóquios, dias abertos, sessões de trabalho e outras actividades que se mostrarem relevantes para a nossa prática lectiva. A divulgação deste tipo de actividades será dividida em duas fases, primeiro a fase da divulgação da actividades e posteriormente uma segunda fase na qual será apresentado um resumo da execução da actividade dando relevo aos aspectos mais importantes da mesma.

Hiperligações

O mundo da física e da química que nos rodeia, de forma fácil, a um movimento da nossa mão. Selecciona as propostas sugeridas pelo departamento e descobre a natureza através de rede virtual. Na Internet podemos encontrar explicações diversas para alguns dos fenómenos mais simples da natureza. No entanto, aconselhamos sempre que os navegantes validem as suas pesquisas, tendo em consideração as informações fornecidas pelos seus professores.

[+]