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Campanha de sensibilização

 A Sala Alimentação 3D teve lugar no dia 18 e 19 de Abril, na sala D3 e foi estruturada segundo um circuito que teve o acompanhamento dos elementos do grupo de modo a prestar as devidas explicações em cada troço do percurso. O itinerário foi organizado segundo uma lógica de problemaàconsequênciasàresolução. De facto a visita começava com a exposição dos resultados dos inquéritos realizados (a nível de básico, visto terem sido convidadas turmas deste grau de ensino), em que foram apontados os principais erros alimentares da nossa comunidade escolar, seguida da exposição de cartazes sobre “Doenças do Foro Alimentar”. Adiante no percurso encontrava-se um espaço de recolha de dados biométricos, tais como peso, altura, cálculo do IMC (índice de massa corporal) e medição da tensão arterial. Seguidamente entrava-se na zona da “Segurança Alimentar” e da “Rotulagem Enganosa” em que se alertou para a necessidade de boas práticas de higiene na manipulação dos alimentos e se tentou incutir no público o hábito de ler os rótulos dos alimentos, fornecendo as ferramentas necessárias para a descodificação dos mesmos e desmistificando termos tais como “light” e “diet”, entre outros. Para concluir a visita os visitantes eram conduzidos para a zona do “Guia para uma Alimentação Saudável” em que se abordava a importância de comer correctamente, através da projecção da nova roda dos alimentos e da exposição da pirâmide alimentar em acrílico de grandes dimensões projectada pelo grupo, e recheada com alimentos verdadeiros, a importância do primeiro-almoço, do leite e do exercício físico, dicas para a confecção dos alimentos e os “10 mandamentos” para uma alimentação saudável. As diversas zonas foram intercaladas com diversas curiosidades e cartoons.

A Sala Alimentação 3D foi divulgada a partir de dia 12 de Abril através da afixação em todos os pavilhões de cartazes apelativos, elaborados pelos elementos do grupo, com mensagens que levassem o público a visitar a sala (estes cartazes seguem em anexo).

A sala esteve aberta a toda a comunidade escolar mas privilegiou-se as visitas de turmas acompanhadas por professores pois deste modo consegue-se uma dinâmica de grupo que facilita a transmissão da informação.

Na montagem da sala tivemos a ajuda dos nossos colegas, que desde já agradecemos, que se disponibilizaram para cooperarem connosco na Terça-feira, dia 17, no que seria o último tempo da tarde, se tivéssemos já professor substituto para a professora Fátima Mendonça, e também no dia 18 de manhã.

Agradecimento especial ao Diogo Gonçalves e ao Ricardo Almeida, que se disponibilizaram para estarem connosco e nos apoiarem na recolha de dados biométricos e na gravação de vídeos e fotografias, à Filipa Trindade que nos ajudou na decoração da sala com cartoons e curiosidades, à Ana Filipa Teixeira, aluna da Escola D. Filipa de Lencastre, que esteve connosco na Quarta-feira à tarde e também às professoras Margarida Martins e Paula Caramelo que se disponibilizaram para nos apoiar na sala de experiências.

Foram convidadas a visitar a sala sete turmas de Ensino Básico, pois é este grau de escolaridade que apresenta maior disponibilidade para a visita, e também a nossa turma pois está ao corrente no nosso projecto desde o início do ano lectivo.

Aquando da chegada à sala a turma era dividida em duas partes sendo que uma começava a ver a exposição e a outra era encaminhada para uma outra sala onde realizava variadas actividades experimentais (os cartazes presentes dentro da sala e os protocolos experimentais das experiências seguem em anexo).

As experiências não estavam inicialmente previstas mas foram incluídas de modo a reduzir o número de pessoas por grupo, sem obrigar os restantes elementos a esperar fora da sala. Tentámos que as experiências se adaptassem ao nosso tema e por isso escolhemos aquelas que envolviam alimentos, por exemplo a detecção da vitamina C pela descoloração do indofenol foi utilizada para demonstrar a falta desta substância nos refrigerantes e a perda de nutrientes por processos oxidativos nos sumos naturais deixados ao ar. Há no entanto a referir que esta experiência não correu como planeado devido ao indofenol da escola não se encontrar nas melhores condições, contudo o seu conteúdo teórico foi explicado normalmente.

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Última actualização: 06/06/07.