Serviços eletrónicos da escola - Apoio Técnico

A Escola Secundária da Ramada (ESR) disponibiliza aos seus alunos, e respetivos encarregados de educação (EE), um conjunto de serviços eletrónicos que requerem validação para aceder.

Cada um destes serviços requer um nome de utilizador e respetiva senha de acesso. Tentamos, sempre que possível, criar um sistema de acesso que seja fácil de usar, mas há serviços que são criados por empresas diferentes e, assim, não conseguimos uniformizar todo o sistema.

Cada aluno tem um número único que o identifica perante os serviços da escola. Esse elemento único de identificação é o número de processo (abaixo representado por PPPPP). Os alunos podem consultar o respetivo nº de processo no cartão de aluno.

Para aceder aos vários serviços usamos, como senha de acesso, o número de identificação civil do aluno. Este é o seu número do Cartão de Cidadão, ou outro, de acordo com o seguinte:

A senha é o número do documento de identificação - cartão de cidadão, autorização de residência ou passaporte QUE APRESENTARAM NO ACTO DA MATRÍCULA (8 caracteres/dígitos).
Caso seja um documento de identificação que não tenha 8 caracteres/dígitos acrescentamos zeros à esquerda.
Se o documento tiver mais do que 8 caracteres/dígitos usamos apenas os primeiros 8 caracteres.


 

Relação dos serviços eletrónicos da ESR:
 Serviço  Nome de utilizador  Senha de acesso

 Possível mudar senha
de acesso?

 Acesso direto

 

Rede informática da escola (PTE/minedu) - rede dos computadores fixos na sala de TIC (1)

 

PPPPP

 nº de identificação (8 caracteres)

Não

 Apenas nos computadores
da escola

 

Rede informática MINEDU wifi da escola
(ver aqui documento de apoio para configurar o seu uso nos telemóveis / tablets android)

 

PPPPP-wifi

Em toda rede Wi-Fi da Escola

através dos telemóveis

ou de computadores

 Plataforma MOODLE (2) PPPPP

 

 

 

nº de identificação (8 caracteres)
(apenas alunos novos a partir de 2020/21) 

 

 Sim moodle
 Serviço de e-mail (3)

 

nº de identificação (8 caracteres)
(apenas alunos novos  a partir de 2020/21) 

 

 Sim e-mail da ESR
  KIOSK / SIGE (4)

Alunos:

4 primeiros dígitos do documento de  identificação

No caso por exemplo de passaporte/autorização de residência YY9999

mantêm-se os 4 dígitos (9999) ignorando sempre as letras

 

Encarregados de Educação:

O PIN é constituído pelos últimos dígitos do NIF do aluno

Ex NIF: 123456789   PIN: 6789

 

 Sim kiosk Sige
 INOVAR Consulta (5)

 

 Número completo do documento
de identificação que entregaram
na escola.

BI / Cartão do Cidadão
Passaporte ou Aut. de Residência

 

Vídeos de apoio: 

Aceder à Agenda: http://bit.ly/3h06ekV

Como justificar faltas dos alunos: http://bit.ly/3FiBlS6

Não

inovar

 

Google Classroom

 

Usa-se o email da escola

 Sim (no e-mail) Classroom

 

Acesso aos serviços da escola (email e Classroom)

através de telemóvel ou computador.

 

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

(senha do email)

Adicionar a conta da Escola ao Gmail e instalar a aplicação Google Classroom 

Estes serviços podem ser acedidos diretamente a partir da página inicial do site da escola, usando os ícones respetivos ou opções de menu.

> Rede PTE/mineu (1)

A Escola Secundária da Ramada dispõe de computadores em todas as salas de aula. Algumas salas específicas têm computadores que podem ser usados pelos alunos aquando das atividades letivas, sob supervisão dos professores.

A Biblioteca dispõe de 16 computadores de livre acesso (mediante autorização dos funcionários presentes) que os alunos podem usar. Dispõe também de um serviço de impressão de documentos a preto e a cores (os alunos recolhem os documentos impressos na Papelaria da escola e efetuam o respetivo pagamento).


> Plataforma Moodle (2)

A plataforma Moodle é um site em que os professores e os alunos podem desenvolver um trabalho colaborativo de caráter pedagógico, num ambiente exclusivo.

http://moodle.esramada.pt


> Serviço de e-mail (3)

A ESR oferece a todos os elementos da comunidade escolar (alunos, professores e funcionários) um endereço de email.

Este serviço de email é fornecido gratuitamente à escola, pela GOOGLE, sendo portanto um serviço em tudo igual ao serviço GMAIL. O endereço de email dos alunos segue o seguinte modelo:

"número de processo do aluno"@esramada.pt

Por exemplo: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (este endereço é fictício)

https://mail.google.com/a/esramada.pt

 


> KIOSK / SIGE (4)

O KIOSK é o site de gestão do sistema SIGE, conforme pode ser visto aqui - apenas para as compras no espaço da Escola > Papelaria e Bar de alunos.

Para aceder ao site do KIOSK/SIGE podem entrar como aluno (inserem o nº do processo e senha referida acima), ou podem entrar como Encarregado de Educação (inserem o nº do processo e senha fornecida).

Se o encarregado de educação tiver um endereço de email no Inovar Alunos poderá receber a senha por email.

É possível, a partir de janeiro de 2020, efetuar carregamento por Multibanco / MBWay, ver mais informações aqui.

https://esramada.unicard.pt/

 

Plataforma SIGA do Município de Odivelas - refeições escolares

https://www.cm-odivelas.pt/areas-de-intervencao/educacao/refeicoes-escolares

Plataforma SIGA

https://siga.edubox.pt/auth

Perguntas Frequentes: https://edubox.pt/documentos/perguntas-frequentes-siga

 

Carregamento do cartão de aluno SIGE (Escola) e SIGA (Município de Odivelas)

Os alunos podem carregar o cartão com uma determinada quantia para usufruir de compras, no Bar e na Papelaria da Escola, bem como usufruir da compra de refeições servidas no Refeitório da Escola - a cargo do município de Odivelas.

Se os alunos fizerem o carregamento do cartão através da plataforma SIGA, do município de Odivelas, as verbas assim disponiveis no cartão de aluno podem ser usadas para a compra de refeições, bem como para compra de produtos alimentares no Bar da Escola e de bens na Papelaria da Escola.

Se os alunos fizerem o carregamento do cartão na Papelaria / Secretaria da Escola, as verbas assim disponibilizadas apenas poderão ser usadas para aquisição de produtos alimentares no Bar da Escola e de bens na Papelaria da Escola.

 


> INOVAR+ (5)

O INOVAR+ Consulta é o site que permite aos alunos e respetivos EE consultar toda a informação administrativa que a escola dispõe sobre os seus alunos (dados pessoais e familiares). Para além desta informação este programa faz, também, a gestão de toda a informação de natureza escolar (avaliações, faltas, sumários e percurso escolar). Os pais podem consultar toda esta informação e manter-se, assim, a par de toda a informação disponível.

https://esramada.inovarmais.com/consulta/

Pode ainda usar-se uma aplicação para telemóveis

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.magicbehaviour.inovaraluno

https://apps.apple.com/pt/app/inovaraluno/id1318922817


> Notas finais:

Apela-se aos alunos que tenham presente esta informação pois para usufruirem em pleno de toda a plataforma informática que a escola coloca ao seu dispor têm de saber os elementos de identificação acima referidos. Nos casos em que os alunos podem mudar a senha de acesso, estes tornam-se responsáveis pela sua utilização. Os serviços de apoio técnico da ESR podem alterar, a pedido dos interessados, as senhas de acesso. Está totalmente garantida a privacidade e segurança dos dados pessoais.

 


Qualquer anomalia, ou dúvida, bem como casos de abuso que sejam detetados devem ser reportados para o endereço de e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.