horizontal rule

Home
O Projecto
Inquéritos
Doenças
Segurança Alimentar
Alimentação 3D
Campanha
Entrevistas
Membros

Rotualgem Enganosa

Muitos de nós não sabem a real utilidade dos rótulos e a informação que deles podemos retirar. De igual modo por vezes torna-se complicado descobrir a que se referem muitas das designações que aí podemos encontrar, o que nos pode induzir em erro.

Para desmistificar algumas dessas designações apresentam-se de seguida as designações mais utilizadas e o seu verdadeiro significado.  

 

Diet Exclusão total de um determinado componente.

Light -  Significa a redução de pelo menos 30% do valor calórico habitual.

 

O produto Diet é útil para
bullet

 Um diabético que necessita de produtos com ausência de açúca

bullet

Um hipertenso que necessita de alimentos com ausência de sal

bullet

Uma pessoa com doença celíaca que necessita de produtos sem glúten

Mas atenção: Esta substituição leva quase sempre à substituição por outros componentes para manter a característica do produto. Por exemplo: No caso da exclusão da gordura, alguns produtos têm as mesmas ou mais calorias que as alternativas “não diet”, pois o açúcar é utilizado em substituição da gordura para melhorar o sabor.

O produto light é útil para:

bulletPessoas que pretendem consumir um valor calórico mais reduzido

Mas atenção: Esta redução só é real se o alimento for consumido na mesma quantidade do seu homólogo “não light”, pois a soma das calorias de dois alimentos light é maior que a quantidade de calorias de um alimento normal.

Integral Significa que o alimento (normalmente pão, bolachas, cereais, …) é feito a partir de farinha integral que contem o farelo (a casca). Normalmente os produtos integrais apresentam uma quantidade maior de fibra.

Mas atenção: Alguns produtores utilizam o termo integral de forma abusiva e enganadora para salientar e enfatizar a presença de fibra. O que a esmagadora maioria dos rótulos destes produtos não referem é que estes produtos são riquíssimos em Gorduras parcialmente hidrogenadas.

Biológico Para que um alimento seja considerado de agricultura biológica tem de ser produzido segundo as regras estabelecidas na União Europeia. Existe um rótulo próprio para identificar os alimentos de agricultura biológica.

Mas atenção: Há muitos produtos com o rótulo biológico que publicitam o alimento como sendo 100% natural, ou seja, livre de aditivos alimentares. No entanto, ser um produto de agricultura biológica não significa que, posteriormente, não lhe sejam introduzidos aditivos alimentares para assegurar a sua preservação ou conferir determinadas características. O rótulo biológico só se refere ao modo de produção do produto.

Sem adição de açúcar Significa que não foi adicionado açúcar ao produto.

Mas atenção: Muitas pessoas optam por este tipo de produtos pensado ser a opção mais saudável. No entanto, este tipo de produtos podem ser naturalmente doces ou podem sofrer a adição de edulcorantes (adoçantes).

Sem corantes nem conservantes ­ – Significa que o produto não contém qualquer tipo de corantes ou conservantes sintéticos.

Mas atenção: Esta designação não significa que o produto seja livre de outro tipo de aditivos alimentares.

 

 

bulletTópicos relacionados: 
bullet

Riscos Alimentares

bullet

Doenças de origem alimentar

bullet

Descodifica o rótulo

bullet

Aditivos Alimentares

bullet

Gorduras Trans

 

Pag.anterior                                                                                           

 


 Local para a declaração de copyright ou semelhante.
Quaisquer problemas ou comentários acerca desta web devem ser encaminhados a
alimentacao3d@gmail.com.
Última actualização: 06/06/07.