Uma das vertentes do concurso Aprender com TIC é permitir às escolas participarem num projeto europeu liderado pela SchoolNet, o Laboratório Escolar do Futuro. Neste sentido a nossa escola está também empenhada neste projeto.

Embora não se saiba muitos pormenores foi recentemente anunciado que a SchoolNet celebrou um acordo com um fabricante de equipamentos informáticos, a ACER.

A European Schoolnet (EUN) é uma rede composta por 31 Ministérios da Educação. As actividades da European Schoolnet incluem implementação de políticas, realização de investigação e implementação de inovações, fornecimento de serviços escolares e apresentação de novas oportunidades para aprendizagem e interacção. 

O projecto Acer for Education, em colaboração com a EUN, teve início no passado mês de Janeiro com o objectivo ambicioso de ajudar a escola a transitar para o século XXI através da inovação e proporcionar a oportunidade para desenvolver novos métodos de ensino e aprendizagem através da utilização da tecnologia. 


Informação recolhida nos seguintes sites:

http://www.kerodicas.com/

http://www.acer.pt/

http://www.eun.org

http://www.eun.org/web/guest

 

De 27 de Junho até 21 de Julho os doze professores integrantes do projecto Aprender com TIC em desenvolvimento na ESR estão em formação na Escola Profissional de Imagem, em Lisboa.

Estes professores desenvolvem uma formação na área da pré produção, produção e pós produção de filmes, com o objectivo de adquirirem competências para aplicar no projecto da ESR.

Tem sido uma tarefa muito trabalhosa mas feita com muito entusiasmo e vontade de aprender/dominar as técnicas e procedimentos deste novo mundo dos filmes (pelo menos para nós).

Argumento, guião técnico, cenas, planos, etc., fazem parte dos nossos pensamentos, embora continuemos a ter as nossas tarefas para realizar na Escola, claro.

O portefólio de alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da EPI podem ser vistos aqui.

No dia 14 de Março, decorreu na Escola Básica Integrada / Jardim de Infância Vasco da Gama, em Lisboa, o primeiro encontro no âmbito da iniciativa “Aprender e Inovar com TIC”, no qual estiveram reunidos todos os Coordenadores e um elemento da Direcção da escola/agrupamento das 100 escolas seleccionadas para participar no projecto.

• Foram registadas 289 candidaturas;
• Apenas as 100 escolas que obtiveram mais pontuações foram seleccionadas;
• Como estas escolas foram organizadas por agrupamentos (desde o pré-escolar ate ao secundário), o projecto ComTIC ira envolver no total cerca de 661 escolas;
• 85.941 alunos e 7009 professores estarão envolvidos neste projecto.

Ver mais informações aqui.