Entrega do Prémio D. Dinis 2013

Todos os anos o Rotary Club de Odivelas atribui o Prémio D. Dinis ao aluno que obteve a melhor classificação final do Ensino Secundário no concelho de Odivelas. Desta vez, a honra coube à Escola Secundária da Ramada que teve o imenso prazer de preparar uma sessão solene, que ocorreu no dia 4 de fevereiro de 2014, pelas 18h30, no Auditório da escola (ESRamada), para a entrega do supracitado prémio à aluna Catarina Mateus Paulo de Sousa (12º B em 2012/2013) que obteve a melhor classificação do concelho.

O Diretor da Escola começou por saudar a premiada e agradecer a presença de representantes da Associação de Pais e Encarregados de Educação, do Conselho Geral, de alguns professores,de alguns alunos, pais e direção da escola que fizeram questão de participar neste momento tão importante para a aluna como para a escola. Após um momento musical de grande qualidade a cargo de dois promissores jovens músicos, Flávia Mestre e Alexandre Gomes, a sessão prosseguiu com uma pequena apresentação da professora Ana Silveira, diretora de turma da aluna no ano letivo transato, que realçou as imensas qualidades da Catarina, a sua persistência, o seu empenho e a sua determinação que fizeram dela uma aluna exemplar, motivo pelo qual é merecedora desta homenagem por parte da comunidade e da escola. A Associação de Pais, através do sr. António Boa-Nóvoa, para além de realçar a importância de uma atenta participação dos pais na vida dos seus educandos, também fez questão de homenagear e presentear a aluna. Seguiu-se uma breve explicação, a cargo do sr Vitor Silva, sobre o movimento Rotário, a sua projeção a nível internacional, os seus projetos e a sua intervenção em prol da comunidade, que culminou com a entrega de um diploma e de um cheque à aluna. A terminar a sessão, a Catarina fez questão de dizer umas palavras de agradecimento à escola, aos seus professores que nunca desistiram dela, incentivando-a e apoiando-a no seu percurso escolar, aos colegas que a acompanharam, aos pais que sempre estiveram ao seu lado e às instituições que lhe prestavam esta homenagem. 

São alunos como a Catarina que fazem valer a pena lutar contra as adversidades da profissão docente. Qualquer professor se sente recompensado pelo seu empenho quando encontra no seu caminho alunos que sabem projetar com determinação o seu futuro, não se distraindo nem desviando dos seus objetivos. Ser professor é, assim, uma verdadeira paixão.