Informação-resumo Projeto Key for Schools

1. O teste Key for Schools é obrigatório para todos os alunos do 9.º ano de acordo com o Despacho n.º 11838-A/2013, de 11 de setembro, e reveste-se de um carácter diagnóstico, tendo as escolas já enviado das listas dos alunos do 9.º ano que irão realizar o teste. Um dos principais objetivos da sua aplicação é precisamente dar a conhecer com mais detalhe a diversidade de situações existente no nosso país;

 

2. O teste Key for Schools permite, adicionalmente, obter a certificação do nível de proficiência linguística em língua inglesa de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Para os alunos do 9.º ano a certificação é facultativa e carece de inscrição, em http://www.keyforschools.iave.pt, até ao dia 24 de fevereiro.

3. Para os alunos matriculados no 9.º ano o valor do pagamento do certificado é de 25,00 €. Caso se inscrevam para obtenção do certificado, a ASE cobre as despesas dos alunos mais carenciados na totalidade ou a 50%. Os alunos do escalão B da ASE (ou equivalente) pagam 12,50 € e os do escalão A (ou equivalente) não pagam nada.

4. Compete aos encarregados de educação avaliar a relevância de obter ou não um certificado de nível A2 para os seus educandos; para ajudar a tomar a decisão de se inscreverem ou não para obtenção de certificado, a Universidade de Cambridge tem materiais de treino que permitem fazer uma avaliação prévia do nível de inglês dos alunos em  http://www.cambridgeenglish.org/exams-and-qualifications/key-for-schools/whats-in-the-exam/

5. O teste Key for Schools pode ainda ser realizado por alunos dos 6.º, 7.º, 8.º, 10.º 11.º e 12.º anos de escolaridade e com idades entre os 11 e os 17 anos, que queiram ver certificado o seu nível de proficiência linguística em língua inglesa de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Para estes alunos, com a inscrição para obtenção do certificado ficam automaticamente inscritos para o teste. A inscrição deve ser efetuada em http://www.keyforschools.iave.pt, até ao dia 24 de fevereiro, não se aplicando a estes alunos a ASE.