Júnior & Joana

A revista Visão Júnior, do grupo Impresa, promove uma secção na sua revista designada por "As Aventuras de Júnior & Joana" sob a forma de histórias que são escritas por alunos.

Os alunos do 8.º ano turma B, com a Profa. Ana Silveira, enviaram uma história para esta secção que foi selecionada e publicada na revista de fevereiro de 2013.

 

 

“As aventuras de Júnior & Joana num laboratório científico”

Júnior sentou-se ao lado de Joana. Como sempre, Gão acompanhava-os, desta vez, escondido dentro da mochila. Estavam ansiosos por chegar ao laboratório científico que iam visitar com a professora de Ciências e os colegas.

Finalmente, o autocarro parou. Tinham chegado ao destino! Entraram, então, num mundo complexo e desconhecido até à data. Predominava um enjoativo e intenso cheiro a enxofre que envolvia todo o laboratório, tornando-o, ainda, mais misterioso e, de certa forma, assustador. Dos tubos de ensaio saiam fumos alaranjados que cobriam sisudas máquinas e infinitos materiais e objetos que enchiam as bancadas de trabalho.

Subitamente, uma estranha geringonça captou a atenção dos dois jovens, fazendo com que se afastassem dos colegas. Gão, curioso, saltou da mochila da Joana e, inesperadamente, carregou num botão que piscava e projetava uma luz vermelha. Ouviu-se um grande estrondo. Entretanto, viram que a turma entrava na sala e que eles próprios se encontravam com o grupo.

– Gão, o que fizeste?! – perguntou, assustado, Júnior.

– Só toquei num botão! – lamiou1 o companheiro de quatro patas.

– És sempre o mesmo! – afirmou Joana.

Apavorado, Júnior pressionou um pequeno botão verde. Ouviram-se ruídos ensurdecedores.

– Para regressar, terão de pensar! – anunciou uma voz. – Aqui vai o enigma! Só têm de o decifrar…

1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89…

Gão, farejando uma aula de Matemática, saltou novamente para dentro da mochila. Júnior, um craque a Matemática, tentava em vão memorizar os primeiros cinco termos da sequência para encontrar o termo geral e, assim, resolver o enigma.

– JÁ SEI! – gritou Joana – Olha para o segundo termo… Se somares os dois primeiros, vais obter o terceiro e assim sucessivamente!

– É verdade! 55 + 89 = 144, o termo que nos vai fazer regressar.

Num ápice, Júnior foi acordado pela doce voz da mãe, que o chamava, dizendo que estava atrasado para a visita de estudo.

 

1 “lamiar” (neologismo): ladrar e miar em simultâneo.